Desde que foram instaladas novas placas de estacionamento na Avenida XV de Novembro, em especial as reservadas para uso de idosos, foi percebido pouco uso das mesmas. Um dos problemas é que para poder utilizá-las é necessário cadastramento junto ao Detran, que pode ser feito online ou presencialmente. Como nem todos tem acesso à internet e as repartições estaduais não estão atendendo ao público, a Prefeitura passa a disponibilizar funcionários para ajudar os interessados a fazerem seu cadastro.

O cadastramento é algo simples e que a Prefeitura vai ofertar visando facilitar o acesso ao serviço pela população. O auxílio será dado no Protocolo, que funciona na entrada do Paço Municipal: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. É importante trazer a Carteira de Motorista ou Identidade da pessoa idosa (60 anos ou mais), já que é emitido no nome da mesma. O processo é rápido e fácil.

“Como disponibilizamos as vagas, há uma certa angústia da população, porque as vagas estão disponíveis e não estão sendo utilizadas, e outro contraponto é que as pessoas idosas estão buscando o credenciamento e não estão conseguindo. Imaginamos que facilitando o credenciamento, estas vagas passem a ser utilizadas”, explica o Diretor da Divisão de Planejamento, Jovani Martins.

Hoje Chopinzinho conta com mais de 3000 idosos, que representam cerca de 17% da população. A legislação Federal diz que 5% das vagas devem ser destinadas a este público. Pela possível dificuldade de locomoção, inclusive, as vagas são localizadas próximos a serviços públicos e de utilidade.

Vale lembrar que a Prefeitura vem trabalhando para aumentar as vagas de estacionamento em toda a cidade. Uma das principais ações foi a possibilidade de proprietários de terrenos baldios - em parceria com a Administração e abatendo valor do IPTU – permitirem estacionamento público. Hoje são 15 lotes disponíveis, o que gerou aproximadamente 250 novas vagas.

FONTE PREFEITURA DE CHOPINZINHO

0 comentários:

Postar um comentário

Nossos Parceiros

Previsão do tempo

Estamos no Facebook

Nossos Parceiros